-->

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cuidado com Hamster Idoso

Você sabia que um hamster idoso, assim como bebês, precisam de cuidados especiais de acordo com a sua idade? Continue lendo e fique por dentro desse assunto!
Um hamster idoso também tem suas necessidades especiais. Com 3 anos, um Hamster Sírio já pode ser considerado um “vovô”. E um Anão Russo com 2 ou 2 anos e meio, também.
Os pelos começam a ficar mais ralos, seus movimentos são mais lentos, sua disposição não é tanta quanto no pico de sua juventude e eles passam a reduzir a quantidade de alimentos que ingerem. Com isso, todo seu alojamento precisa ser adaptado pra atender melhor ao que ele precisa nessa fase de sua vida. Não tem nada mais importante do que continuar fazendo nosso trabalho com orgulho e amor, proporcionando uma “passagem” tranquila pro nosso pequeno.
É algo triste? Claro que sim! Perder um pet nunca é legal, e por isso quem adquire um hamster tem de ser forte, pois sua vida é naturalmente curta. Não podemos simplesmente descartar um animal pela sua velhice. É desumano e cruel. Mas também não precisamos deixá-lo lá no canto, sem dar a mesma atenção de antes só porque ele não brinca mais com aquele pique e nem se mexe muito. O amor precisa ser o mesmo de sempre, pois é isso que vai determinar se tudo o que você fez por ele valeu mesmo a pena ou não.

Cuidando dos velhinhos !

Primeiro passo:

Proteína! Se você nunca deu, comece a dar. Nunca é tarde demais pra começar a dar a proteína regularmente pro seu Hamster. Pra essa idade eu sugiro Larvas de Tenébrio, pois podem ser dadas semanalmente. Também pode ser oferecido o queijo ricota semanalmente, desde que você não dê nenhuma outra proteína. Se quiser, você pode intercalar: Uma semana a larva, outra a ricota.
A Larva é incrivelmente proteica e é uma proteína que pode ser dada semanalmente. Os hamsters costumam adorar, mas há casos e casos. Já a ricota é rica em cálcio e proteína e isso pode ser muito bom pra um hamster idoso, pois como sabemos, nessa idade os ossinhos e músculos não funcionam tão bem como antes.

Segundo passo:

Adapte tudo o que puder. Se a gaiola do seu hamster possui andares, é a hora de avaliar se não são muito altos e talvez fatais pra uma eventual queda. Se você não forrou andares e escadas, essa é uma hora ideal pra fazer. Um hamster idoso não vai ter a força de antes pra se livrar de uma grade caso prenda seu pé, e o potencial de uma fratura nessa idade pode ser muito mais alto no sentido de complicação. Se você acha que os andares não oferecem perigo, tudo bem. Se acha, tente removê-los ou adaptá-los de forma que não dê pro hamster cair e se machucar, e isso pode ser resolvido aumentando o andar com alguns materiais de sua escolha.

Terceiro passo:

Avalie se não é a hora de remover a rodinha. Tem hamster que ama esse acessório, mas as vezes, num estágio avançado, pode não ser legal pra saúde dele rodar enlouquecidamente, pois cansa demais e a facilidade pra se recuperar já não é tanta. Observe se ele usa a roda mais pra dormir, e se for esse o caso, pode deixar lá mesmo.

Quarto passo:

Para ele não ficar morrendo de tédio, improvise brinquedos e mais diversão que não o meta em enrascada. Dê uma olhada nos nossos brinquedos caseiros e deixe sua imaginação fluir! Você pode também oferecer muito papel higiênico neutro (sem cor e nem cheiro), daqueles bem macios, pro seu hamham fazer um ninho bem quentinho e agradável.

Quinto passo:

Talvez você queira usar o suplemento vitamínico chamado Roevit. É um composto de vitaminas que deve ser diluído na água, e você pode oferecer ao seu hamster uma vez por semana, se quiser. Ele vai ajudar a manter os níveis de nutrição do seu hamster altos, caso a complementação com verduras e proteína não seja suficiente. De qualquer forma, usado da maneira correta, esse suplemento é bem bacana pra se utilizar.
Isso tudo é só parte do que você pode fazer pra dar um adeus digno ao seu pequeno. Isso pode tornar os últimos dias dele com você bem especiais, e sem sofrimentos. Manter ele fora de perigo é essencial, pois todos nós queremos que nosso bichinho morra de velhice, e nunca por doença alguma.

Obs:
Lembre-se que é sempre importante manter a dieta do seu pet. Ele precisa de verduras, frutas, legumes e proteína animal. Não se esqueça de dar amor e atenção pro seu hamster,todos os dias da vida dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário