
Mas não faça disto um motivo para desistir de ter este bichinho tão adorável em sua casa, pois adestrar-lo é simplesmente fácil.
Primeiramente, comece acostumar o animal com a sua presença. Converse com ele (isso não fará você parecer bobo, acredite), chegue perto da gaiola, passe os dedos sobre a grade para que o bicho vá se acostumando ao seu cheiro e sua voz.
Num próximo passo, coloque a mão dentro da gaiola (ah, aqui é importante estar com a mão limpa, pois se estiver cheirando comida o hamster pensará que é um “lanchinho” e irá morder) e com a própria curiosidade, o hamster irá cheirar sua mão e até subir nela. É importante repetir sempre este passo para que ele realmente se acostume com você.
Pode-se também ganhar seu animalzinho pelo estomago, oferecendo comida a ele diretamente da sua mão. Para isso, coloque a mão calmamente na gaiola e dê algo para ele (uma semente de girassol, por exemplo) e espere que ele venha. No começo, ele irá pegar somente a comida e ir para algum canto da gaiola comer, mas aos poucos, ele irá comer perto da sua mão.
Fazendo-se isso pode ter certeza que em pouco tempo, você estará brincando com seu hamster sem problemas.
Sempre perguntam se existe uma raça mais dócil e eu respondo: NÃO!
O hamster será dócil e amigável se você for com ele, quanto mais interagir com o animal, mas ele será dócil e dificilmente irá atacar. Claro, que dependendo da personalidade do hamster, o processo de adestramento pode demorar um pouco, mas com paciência e dedicação logo ele cede, que uma vez ganha a confiança do hamster, ele será sempre dócil contigo e com outras pessoas.
Dizem que um hamster mais novo é mais fácil de adestrar, mas acredito que independente da idade do animal, é possível a domesticação, basta ter paciência! Então não fique chateado se ele te morder, pois as mordidas de hoje se tornarão as lambidinhas carinhosas de amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário